sábado, 1 de setembro de 2007

O cheirinho do verde em nossas narinas...

Caminhar pelos parques de Curitiba é padecer no paraíso. Você se impressiona com a limpeza e o verde exuberante. As crianças sempre sorrindo, saltitantes e serelepes com seus algodões doces e saquinhos de pipoca. Os patos do parque do Bacacheri e os jacarés do Barigüi completam estas lindas paisagens. Porém, ao anoitecer, coisas estranhas começam a acontecer. Aquelas brasinhas numa roda de 3, 4 , 5 pessoas aumentam e diminuem o tempo todo. O que será? Um vaga-lume? Não. Vaga-lume é verde. Para descobrir, basta se aproximar da roda. Um cheiro de bosta de vaca queimada logo irá penetrar em suas narinas. Mas o que você pode fazer? A própria polícia faz vista grossa. A maioria dos fumantes da "erva natural" são menores de idade. Prender não adianta. O negócio é deixar rolar e ver o que acontece.

Foto tirada no Parque Tanguá.

As coisas simples

Domingo passado participei, como voluntário, de um evento organizado pela entidade que trabalho. Oito horas da manhã cheguei à associação, primeiramente a minha função primordial seria divulgar a área de atuação, os serviços e realidade atual da ONG, para o público que prestigiou o evento.

Nessa comunicação externa distribuiria o informativo institucional e conversaria com as pessoas sobre como tinham sido informadas sobre o bazar de importados da Afece (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial). Porém, além de executar a atividade de comunicador, trabalhei de tira dúvidas e vendedor. O interessante de realizar essas funções é poder observar as diferentes reações das pessoas. Na divulgação as pessoas se sentem em situações invasivas e acabam, poderíamos dizer, fugindo. Na área de vendas querem, logicamente, alguém que os atenda rápido para irem logo embora da “muvuca” que estava esse dia, na sede administrativa da entidade no Tarumã. Estranham se o vendedor fala demais e não gostam se falam pouco. Resumindo dois setores que enfrentam dificuldades para agradar a todos.

Opa, mas a atividade de tira dúvidas é uma beleza (risos), se você conhece a instituição e sabe passar as informações, os agradecimentos são diversos: - “Pô valeu mesmo brother” ou “Muito obrigada, você é muito querido”.

É, às vezes funções simples, são as mais valorizadas e recompensadas.

Valorize-as.

Na realidade isso é um aspecto lógico, mas é um bom registro.

Diego Binder

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Fumódromo em Curitiba



Um lugar para poucos. È o que muitos não fumantes desejam.

A Câmara Municipal de Curitiba deve ser o único órgão legislativo no Brasil que reservou um espaço para os que gostam de “pitar” de vez em sempre.



O lugar parece uma praça, possui os banquinhos, pintados de branco, para dar um ar “clean” e até plaquinha para os que não sabem onde estão.

Curitiba inova e sai mais uma vez na frente das outras capitais. Será que vão começar aprovar projetos para o povo em mais uma jogada inédita no país?


Será?

A TV é uma bunda ou uma bunda é como a TV?



Questionamento postado. Diga sua opinião!

A TV é como a bunda, só passa merda?

OU

A Bunda é como a TV, todo mundo olha, não importa o sexo, admira e até pára pra ver?

Local da foto: grafitti expressado em um grande muro perto do Colégio Estadual.

Faces coloridas da cidade cinza?



Muitos dizem que Curitibano é um povo fechado.
Aí estão algumas caras coloridas.
Será que elas chegam a animar a cidade cinza...pinte sua face e descubra
Local da foto: numa esquina qualquer bem próximo da reitoria no centro da cidade em questão

Literatura Paranaense e o Catatau de Paulo Leminski

Concordo em gênero, número e grau com a cara colega Luana, Paulo Leminski é um ícone da cidade. Aliás, qual é a identidade literária de Curitiba? Tivemos poetas tão rechonchudos como insignificantes, por exemplo, Emílio de Menezes. A quem encontrar uma obra dele, onde quer que seja, dou um geladinho de limão. Bom, não é?
O texto está saindo assim, saído, porque fiquei sabendo que era para torná-lo alternativo, dando-lhe adornos mais arejados.
Voltando à identidade cultural de Curitiba, apenas dois autores daqui figuram em pé de igualdade com o que há de melhor no País: Dalton Trevisan e Cristovão Tezza.
Conheço o Cristovão e tudo, não pessoalmente a ponto de ele saber meu nome, mas porque vi duas palestras dele. Coloco-o na reduzidíssima lista, pois, a mídia vem falando bem de seu último livro, no qual traz à tona a angústia de pai de um deficiente físico. O que já li dele, porém, não me entusiasmou tanto, 'O Trapo', com o perdão do trocadilho, é feito dos mesmos farrapos que o título sugere.
Dalton Trevisan, por outro lado, é inquestionavelmente o grande autor da cidade. Narra o que poucos vêem, ou o que todos vêem e não narram. Como era o Rio de Janeiro de João Antônio, dos pobres desdentados, dos sujos, bêbados, tarados, assassinos, e dos cruéis. Quem não se lembra da história da reportagem que o Valdir fez sobre ele? Trevisan deve ter sido um dos poucos escritores locais a ter os textos traduzidos em outras línguas. E por que será isso?
Pode ser por não usar o rapapé que tanto critica, empregado pelos '10 mil imortais da Academia Paranaense de Letras', diria ele.
Mas para explicar o sucesso de Dalton é preciso recorrer à frase batida do escritor russo Liev Tolstói "Canta sua vila e será universal", e assim ele é.
Gostaria de deixar pano para as mangas. Quem sabe alguém pode me refutar. Aliás, conheço mais gente que não gosta da literatura do sr. Trevisan do que o contrário.
Encerrando, lá vai um excerto do livro Catatau de Paulo Leminiski, um curitibano tranqüilo, que computou entre suas amizidades Caetano Veloso, Alceu Valença, Haroldo Campos, Pedro Xisto, entre outros. O livro é um extensíssimo paragráfo único de 269 páginas. No léxico do autor está o latim, holandês antigo e várias outras línguas. É para não dizerem que não tivemos (paranaenses) um Guimarães Rosa, né? Transcrevo à guisa do livro.

"O Triunfo dos Trouxas. A Quarta Fachada. A Jurisdição dos Brutamontes. A Ferrosimilhança dos Destalhes. O Percurso das Calamitates. Impulso para a queda. O engraçado mora longe. Atalhou a modo de exemplo: adonde?"

O Bandido que Sabia Latim



Fiquei pesando em o que postaria hoje, e mais o que postaria hoje sobre Curitiba, a Curitiba Alternativa..assim como é nossa proposta!


Bom pensei em lugares..personagens...fatos, algo que identificasse a maneira que percebo essa Curitiba, e nas minhas andanças pela internet me deparei com um personagem que gosto muito e que representa muito essa Curitiba, aliás ele representou ..e ainda representa!


Paulo Leminski...poeta curitibano e que entendia essa Curitiba como poucos e hoje muito do alternativo se tem ele como referência na cidade, não apenas a pedreira onde acontece muitos shows...mas a poesia da cidade...achei um de seuspoemas e achei que identificava essa parte poeta em que eu sinto ..e que tem haver com muito da nossa Capital!

Digo isso porque li uma das melhores biografias que ja tive oportunidade de ler...e é sobre esse cara, e minha opinião é que todos aqueles que são ou vivem aqui deveriam ler paraperceber esse poeta que viveu e deixou arte aqui!


Livro : "O Bandido que sabia Latim" de Toninho Vaz
Muito bom!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Praça dos Ratos


Enquanto de dia os pombos fazem aquela sujeira e transmitem doenças pelas ruas e praças da cidade, à noite quem os substitui são os ratos. Acredito que essa invasão de roedores deva existir em várias regiões do Centro de Curitiba, mas chamo atenção para a Praça Carlos Gomes.

Lugar esse que eu passo diariamente para ir trabalhar (de madrugada) e me deparo com “Mickeys”, “Minies” e “Jerrys” passeando tranquilamente entre as palmeiras e arvores da praça. Carregando restos de lixo ou de comida eles parecem tão à vontade que não ligam para a presença de pessoas que passam ou estão nos pontos de ônibus.

Mesmo com as limpezas realizadas pelos Garis, que recolhem os lixos, e a lavagem que é feita nas calçadas, os ratinhos e as ratazanas (umas bem grandes por sinal) sempre estão pelo local tornando-o muito desagradável. Alguma atitude deve ser tomada pela prefeitura, quem sabe um exército de gatos não acabaria com os roedores da Praça “Ratos Gomes”?

A Poucos Metros




Começa mais um Domingo, dia de descanço para muitos, mas existem pessoas loucas por aventura que pontualmente as 7 horas da manhã saem em uma jornada alucinante, com mais ou menos 30 Km de asfalto e mais alguns de estrada de terra, se afastando da capital, encontrando-se nas beiradas da cidade, curtindo a natureza e com a vista de lugares "estranhos" para esse povo que vive nas trilhas urbanas.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Quente ou Frio?

Semana passada para o Dossie Digital, para quem não sabe o site de notícias que estamos produzindo, fiz um editorial sobre o sobe e desce da temperatura desta cidade!
A capital social esta uma loucura!
Um dia vemos mulheres com decotes caminhando pelas calçadas,homens com bernudas e uns até sem camisas e no dia seguinte os mesmos homens e as mesmas mulheres..aquelas de decotes com cachecol, sabe?e aqueles homens de bermuda agora estão todos encasacados!

Questionei São Pedro!! São Pedro da pra decidir como o tempo vai ficar??...

Mas a loucura não é de um dia para o outro pode ser no mesmo dia....Podem estar de cachecol até perto das onze horas da manhã, após esse horário pronto!!Já podem colocar os decotes a mostra.
Curitiba a cidade de muitas estações em um dia só, já virou ditado por ai esta frase!
Regras para se viver com o clima da capital ecológica: Primeiro saia bem agasalhado pela manhã, dois por baixo esteja com uma blusa fresquinha para quando esquentar perto da hora do almoço, três é sempre bom ter uma sombrinha na bolsa ou um guarda chuva nunca se sabe se poderá chover(que aliás estamos precisando dela por aqui) e quarto e último se prepare para novamente o frio da noite que ele vêm com tudo!
Hoje o invernooo chegou com tudo depois de um final de semana de calor e sol, acho que Sâo pedro contribui este final de semana para que o Boteco Bohemia fosse um sucesso, acho que ele é compadre da Paula Lima , aquela que tem o guarda chuva!Humm suspeito em São Pedro?
Em fim Curitiba de Domingo CALOR e Segunda- feirda de FRIO!
Cultive todas as peças do seu guarda roupa!