terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Transformação da Cidade

Inaugurado em 1886 o Passeio Público é um dos primeiros points curitibanos, criado para servir de lazer e para solucionar os problemas de um intenso charco, o parque foi palco de grandes eventos culturais, um deles dói a coroação de Emiliano Perneta como Príncipe dos Poetas Paranaenses.
Com a chegada dos estudantes da Universidade Federal do Paraná, o Passeio era o local de ponto de encontros e reuniões e de estudantes e casais de namorados nos finais de semana.
Mas a decadência chegou aos portões que lembram o Cemitério do Cães em Paris e afastou o romantismo do primeiro parque da cidade. Prostituição e assaltos deixaram as famílias afastadas do espaço ecológico por onde corre o Rio Belém.
É a sociedade deixando seu espaço para vidas alternativas que transformam a cidade. O local de laser e diversão é tomado para outros fins e afasta sua idéia inicial.
Uma revitalização do espaço e maior policiamento mudaram o parque que novamente vem atraindo visitantes, mas a imagem descontruida do espaço ainda é presente em muitos de nós.

Nenhum comentário: