terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Indiferença ao Diferente

Em uma de suas aventuras por Curitiba o Urbernauta consegui atolar seu carro em uma rua de difícil acesso, tudo por que ficou apreensivo com dois camaradas que avistou em sua frente e mesmo com a experiência da viajem já avançada, julgou serem bandidos antes mesmo de um ataque que nem chegou a ocorrer, pelo contrário eram pessoas humildes que estavam indo se divertir e acabaram ficando cheios de barro para ajudar o desconhecido.
Essa passagem é comum em nossas vidas, pelo menos nos dias de hoje, julgamos as pessoas pelo que vestem e pelo meio onde circulam se ao menos saber quem são. A verdade é que nem queremos saber quem são, não nos interessamos, apenas nos afastamos.
Nossa cidade abriga vários tribos que repelimos sem saber sua filosofia. Eduardo Fenianos em O Ubernauta retrata bem esse preconceito já costumeiro de nossa sociedade, nesse trecho do livro ele sente o arrependimento de seu errôneo julgamento. Os rapazes (supostos assaltantes) deixaram seu divertimento para ajudá-lo coisa que nem a empresa do guincho solicitada quis fazer.
Se não tivesse se assustado com os rapazes, na certa não teria quebrado o carro mais o acidente em sua viajem serviu também para quebrar sua idéia do diferente.

Nenhum comentário: