terça-feira, 27 de novembro de 2007

A bicicleta também é transporte



Representantes e usuários de bicicletas lutam para ser atendidos pelas autoridades. Uma demonstração de sua luta é pichar em vários lugares da cidade. O argumento usado por eles é que o trânsito, em Curitiba, não é formado somente de carros, que são os meios de transporte que mais poluem o meio ambiente.
Alguns adeptos do ciclismo aderiram a bicicleta para ir ao trabalho e tentam desta maneira sensibilizar os curitibanos a terem uma qualidade de vida.
Victor da Silva, 22 anos, é um exemplo de dedicação nessa luta. “Os jovens devem aderir esta causa, ser conscientes, mostrar participação, demonstrar respeito pelo meio ambiente, respeitando a natureza”, relata.
O planeta Terra pede socorro. Toda a sociedade é responsável pelo aquecimento global. Portanto, é importante a colaboração de todos que vêem na bicicleta, uma alternativa para o caos no trânsito da capital ecológica.
As cidades européias, consideradas de primeiro mundo, estão investindo na integração real dos transportes. As cidades como Paris, Barcelona, Berlim, Amsterdã, Copenhagem e Viena convivem com essa realidade. Foram desenvolvidos projetos de bicicletários funcionais nas estações e terminais de transporte público, compartilhamento da via com bicicletas por meio de ciclo-faixas, maior controle de velocidade dos carros, limitação de áreas para estacionamento e circulação de veículos automotores.
Ao contrário do plano de urbanismo de Curitiba, que anda na contramão. Uma cidade que é considerada “capital ecológica”, está bem longe da realidade global.

Nenhum comentário: